O conceito de fabricação do console.
Na segunda matéria especial do Retrog iremos falar do desconhecido 3do, desenvolvido pela empresa 3do company o console de mesa de quinta geração foi o primeiro com arquitetura 32Bits tendo um relativo sucesso no mercado Americano no seu inicio.
Panasonic-
O 3do porém contou com poucos jogos de 2 jogadores e mesmo os que tinham essa função se tornavam muito ruim de jogar pois os fios e os movimentos do jogador 2 sempre atrapalhavam a jogabilidade do jogador 1.
A também um controle Arcade para o console, na cor preta com os botões azuis e dois tons esse sim ideal para a jogatina de Super Street Fighter II Turbo.
STREET FIGHTER II TURBO
GEX
MAD DOG II (Jogo em Fmv)
THE NEED FOR SPEED
DOOM
Esse aqui é o meu aparelho adquirido recentemente.
Sua distribuição e fabricação era bem peculiar usando a mesma ideia ja empregada pela empresa JVC que fabricava videocassete a 3do company licenciava os direitos autorais do aparelho para que outras empresas o fabricassem baseado nas especificações da 3do company, lucrando assim com os Royalty´s do aparelho. Assim o 3do R.E.A.L- FZ1 era lançado no dia 4 de outubro de 1993 no mercado Americano e em 20 de março de 1994 no Japão.
Suas características básicas são, um processador geral RISC modelo ARM60 de 32Bits, parte gráfica baseada em dois processadores para animação e gráficos, 2 mega bytes de DRAM, 1 mega byte de VRAM e um drive de CD-ROM de dupla velocidade.
A Panasonic foi a primeira empresa a fabricar o console, sendo uma licenciada da 3do company com dois modelos diferentes lançados o R.E.A.L.-FZ1 e o R.E.A.L.-FZ10 com design reformulado e mais barato.
(modelo que eu tenho e usei para formar essa matéria)
Empresas que fabricaram o aparelho.
Panasonic-
Sanyo-
Samsung-
LG Eletronics-
Toshiba-
AT&T-
Scientific Atlanta -
Atari Games-
Eletronic Arts-
America lazer games -
Creative Labs-
Alguns dos modelos do console;
3DO M2 FZ-35S
Goldstar 3DO FZ-1
Sanyo T.R.Y 3DO
Goldstar 3DO Alive (Modelo exclusivo Koreano)
O modelo mais compatível do mercado.
O modelo que melhor mostrava desempenho era sem duvidas o R.E.A.L.-FZ10 da Panasonic com as suas duas velocidades de leitura de jogos, coisa que nem todos os modelos faziam com eficacia apesar das especificações da 3do company.
O FZ10 era também o modelo mais parecido com um console caseiro com um controle de 3 botões confortável e com uma boa resposta de jogo com linhas totalmente diferentes do R.E.A.L.-FZ1 foi lançado no mercado com intuito de baixar seu preço.
Os controles.
Com sua anatomia bastante parecida com a do controle clássico do Super Nintendo e com ordem disposta de botões em direcional, botões de Stop e Play para a função de musicas e de uso nos jogos e três botões que lembram a ordem do controle do mega drive de 3 botões divididos em "A" "B" "C" o controle ainda possuía dois botões de ombro o "L" e o "R".
O console que de inicio foi anunciado com apenas uma porta de controle gerou muita polêmica pois não teria jogos multiplayer motivo esse que acarretou em mudanças no projeto da 3do company colocando outra porta de controle no próprio controle, assim bastava o jogador 1 colocar seu controle no console e o jogador 2 colocar o seu controle em uma entrada posicionada em cima do controle 1 como mostra a imagem a baixo.
O 3do porém contou com poucos jogos de 2 jogadores e mesmo os que tinham essa função se tornavam muito ruim de jogar pois os fios e os movimentos do jogador 2 sempre atrapalhavam a jogabilidade do jogador 1.
A também um controle Arcade para o console, na cor preta com os botões azuis e dois tons esse sim ideal para a jogatina de Super Street Fighter II Turbo.
Opinião:
O console em si não é tão ruim como falam por aí, deve se levar em conta que ele foi o primeiro de sua geração e em uma época em que o que se presava na industria era a inovação e nesse quesito ele conquistou seu espaço com seu menu interativo podendo rodar videos específicos gravados para ele e sua função de ver fotos digitalizadas, porém algo precisa ser deixado claro na época o console custava muito caro, um dos motivos apontados por suas baixas vendas e por sua estrondosa queda posterior ao lançamento do PlayStation 1 outro ponto é que o console era multi mídia e tinha funções bem bacanas para a época, porém em 1995 quem tinha um Scanner para digitalizar suas fotos e ver no 3do? Portando seus "extras" motivo que os fabricantes alegavam justificar seu elevado preço em minha opinião foi o seu tiro no pé.
Ele possui bons jogos na maioria portes muito bem convertidos dos PC´s para ele o primeiro jogo da franquia Need For Speed foi lançado para ele, assim como o SEGA CD ele possuía vários jogos em FMV que são jogos de filmes interativos e é dai que vem as bizarrices deste console, com uma vasta coletânea de jogos violentos e de jogos para maiores de 18 anos esse console foi descontinuado em meados de 1996 o console deixou alguns bons jogos que eu recomendo.
GEX
MAD DOG II (Jogo em Fmv)
THE NEED FOR SPEED
DOOM
Esse aqui é o meu aparelho adquirido recentemente.
salve maninho!
ResponderExcluircara... eu só conhecia a versão tradicional (essa que vc tem), eu cheguei a ter um, mas na época tinha uma dificuldade monstra em ter os jogos então acabei não tendo praticamente nada... eu tinha o de motinha que veio no console e depois meu primo me deu um bem zuado de um sapo...
infelizmente foi um console que eu tive e não pude curtir... não tive acesso aos jogos....
cara... o pessoal reclama do controle é? não sabia disso não... sempre achei legal o controle dele.... e o fato do pl1 linkar o pl2 deixava o jogo mais divertido... eu jogava um futebol na casa do meu primo, e em cestos momentos eu soltava o fio na maldade rsrsrsrsrsrsrs
é a primeira vez que eu vejo essa versão da Sanyo... eu compraria um desse façinho, achei lindo demais!!!!!!!!!