domingo, 4 de dezembro de 2016

Especial Super Nintendo


                   Super Nintendo Entertainment System.








  O Super Nintendo Entertainment System ou para os mais chegados SNES é um console de 16Bits desenvolvido pela Nintendo, lançado no Japão em 1990 em 1991 nos Estados Unidos em 1992 na Europa e Austrália e só foi dar as caras em 1993 na nossa terrinha. No Japão seu nome é Super Famicon, na Coreia do Sul era chamado de Super Comboy.
  Esse camarada branco com roxo aí é o segundo console de mesa da Nintendo o SNES "apenas" teve que substituir o titânico Nintendo Entertainment System o NES e o fez muito bem.
  O console apresentou gráficos avançados e recursos de som muito acima de seus rivais com uma variedade de chips de aprimoramento o mais destacável dele é o Super FX utilizado no jogo Star Fox de 1993, o SNES era capaz de rodar jogos com o mais suave e mais detalhados gráficos tridimensionais isto ajudou a industria a inaugurar o uso dos gráficos 3d que foi muito explorado na quinta geração de consoles.
  O console foi um sucesso mundial e apesar de ter sido lançado tardiamente no mercado, o console se deu muito bem vendendo 50milhões de unidades no mundo inteiro. O SNES foi oficialmente descontinuado em setembro de 1999 nos Estados Unidos e em setembro de 2003 no Japão.




                                               

                                                Especificação Técnicas.

    CPU.

Western Design CenterCMD/GTE 65C816 customizado(CISC)
Frequência de clock:
1.79MHz, 2.68MHz ou 3.58 MHz (variável)

Barramento:
16 BITS

      GPU.

Ricoh 5C77-01 e 5C78-03S-PPU1 e S-PPU2
Frequência de clock:
2.56 MHz 16 bits
Lisura:

  • Memória de vídeo (Video RAM): 64 KB
  • Resolução: 512 pixels x 448 pixels; 256 x 224
  • Paleta de cores: 32768 (15-bit)
  • Número máximo de cores na tela: 256
  • Tamanho máximo dos sprites: 128 x 128 pixels
  • Número máximo de sprites na tela: 128 sprites
  • O SNES Trabalhava com duas PPUs
  • Mode 7

    ÁUDIO.

SonySPC700

Canais de áudio:
8

  • 8-Bit para controlar a DSP – clock 1.024MHz
  • Memória de som (Áudio RAM): 0.5 Megabit (64 KB)
  • PCM (Pulse Code Modulador): 16-Bit
  • Som estéreo digital
  • Frequência de Amostragem: 32000
  Memória (RAM) Cache para o processador principal; 1 megabit (128KB)
  Resposta de controle; 16 ms
  Adaptador; entrada 120VAC, 60Hz, 17 Watts
  Sistema de cores, NTSC (60Hz) EUA, Japão
                               PAL (50Hz) Europa
                               PAL-M Brasil (60Hz)


                                                  O início do mito.

  

  Tudo começou quando a NEC lançou o seu vídeo game o TurboGrafx-16 em outubro de 1987 e com a SEGA lançando o Mega Drive em 1988, com esses dois consoles que tinham processadores 16Bits e jogos mais trabalhados do que os do NES, a Nintendo decidiu lançar um novo sistema e chamou nada mais nada menos que Masayuki Uemura o criador do NES ou Famicon como é chamado na terra do sul nascente. Masayuki Uemura liderou o grupo que criou o Super Nintendo como o console foi feito depois dos concorrentes a Nintendo focou em seus chips gráficos e sua paleta de cores 32768 e 256 cores simultâneas na tela. 


                                                    (Protótipo do Super Nintendo)



                                              Nintendo e Playtronic.




  A Nintendo chegou nas terras do Brasil através da parceria de duas empresas nacionais a Gradiente e a Estrela que fecharam o acordo em 1992 formando assim a Playtronic Industrial que em 1993 começou suas operações oficiais com o lançamento do Nintendo Entertainment System e do Super Nintendo Entertainment System no Brasil. Porém teve uma entrada bem conturbada no mercado uma fez que tiveram que competir com a já consolidada TECTOY e com a pirataria que outrora foi regida em parte pela própria Gradiente com o seu clone de NES o Phantom System e com as adaptações em televisões brasileiras (PAL-M).
  O console Foi fabricado na zona franca de Manaus sendo assim o Brasil um dos poucos países a fabricar o Super Nintendo alem do Japão.
  O console chegou ao Brasil com a empresa rival SEGA(TECTOY) já consolidada no mercado e tornando assim uma disputa acirrada entre os dois assim como foi no resto do mundo, o SNES foi um sucesso no Brasil marcando com certeza a infância de muitos brasileiros e é um item bem requisitado em coleções atuais tanto as suas versões nacionais quanto as americanas.




                                                     Versões do console.



  Todas as versões do Super Nintendo são predominantes cinzas, embora o formato possa divergir, a versão original Norte-Americana possui dois interruptores roxos e uma cavidade pressionável cinza médio para ejetar os cartuchos. As versões europeias e japonesas são mais arredondadas, com interruptores e botões cinza. O Norte-Americano SNES 2 e o japonês Super Famcom Jr. são, ambos menores e com contornos arredondados. Entretanto, os botões do SNES 2 são roxos enquanto os do Super Famicom Jr. são cinzas.
  Todas as versões possuem o encaixe para cartucho na parte superior, embora o formato deles seja diferente para se adequar as formas dos cartuchos distribuídos nos respectivos países. O conector possui 62 contatos, entretanto muitos cartuchos utilizam apenas 46 centrais. todas as versões incorporam também duas conexões de sete pinos para controles na parte frontal, uma conexão para fontes de alimentação e uma conexão com a TV.
  A conexão com a TV se dá através do conector Multi-AV ou do conector RF, o segundo modelo lançado possui ou a Multi-AV ou a RF.
  A conexão Multi-AV é a mesma usada no Nintendo 64 e no GameCube e pode transmitir sinais de vídeo composto, RGB(via adaptador SCART) e S-Vídeo no primeiro modelo. No segundo modelo os aparelhos com saída Multi-AV só podiam transmitir vídeo composto, pois os outros sinais eram fisicamente desconectados do processador de vídeo, sendo essas modificações feitas para economizar e diminuir o preço do console.

















                                               Periféricos do console. 



  O SNES teve muitos acessórios alguns deles são;

Super NES mouse; lançado em 1992, é bastante semelhante a um mouse comum utilizado em computadores. O jogo mais conhecido desse acessório era o Mario Paint.


Super Scope; arma de luz semelhante a Zapper do NES, foi lançado em 1992.


Super Game Boy; adaptador que permite jogar cartuchos de Game Boy no SNES alguns com suporte a cores.


Satellaview; modem exclusivo do Japão, inserido na parte de baixo do console. Funcionou de 1995 a 2000.


  A Nintendo planejou um periférico de CD para o SNES que ira se chamar SNES-CD (assim como o sega cd para o Mega Drive), mas as negociações com Sony e Philips não funcionaram e as duas lançaram os próprios consoles baseados nos periféricos não lançados, surgiu ai o PlayStation e CD-I.





















                                                        Controles.




  Seu formato básico incluía um direcional de quatro botões em cruz (A,B,X e Y) e dois botões de ombro (R e L) e 2 botões ao centro (Start e Select).
  Foi o primeiro controle a ter botões de ombro chamados L e R (L"eft e R"ight) havia também uma peculiaridade no botões em cruz. os superiores (dada a inclinação do controle) Y e X, possuíam formato côncavo, enquanto os inferiores convexo. Tal formato tornava a jogabilidade mais prazerosa em jogos como Super Mario World e Donkey Kong Coutry, em que o botão superior Y ficava permanentemente pressionado para dar velocidade e o botão inferior era usado simultaneamente para outras funções.
 A versão japonesa e a européia do aparelho traz os botões em cruz em quatro cores diferentes; verde, azul, amarelo, vermelho, respectivamente aos botões Y, X, B e A enquanto na versão norte-americana, os botões côncavos Y e X tinham coloração lilás e os botões convexos B e A azul marinho.













                                              Melhores jogos do SNES.


Chrono Trigger 

Super Mario World

Super Metroid

Donkey Kong Country

Resultados da pesquisa

Legend Of Zelda: A Link to the Past

Super Mario Kart















                                                            Opinião;



Quando eu era criança sempre tive vontade de ter este console, tinha muitos amigos que tinha ele e era muito bom ir a casa deles para jogar um Top Gear ou um Side Pocket, depois de muito encher o saco da minha mãe no natal eu ganhei um vídeo game e estava muito ansioso para abrir e jogar porém oque eu havia ganhado era um Dynavision... Bom mais um ano enchendo o saco e finalmente chegav o natal e la estava eu pronto para o meu Super Nintendo porém minha mãe havia comprado um Mega Drive para mim, isso foi muito triste mas aguentei firme afinal já era segunda tentativa bom quando liguei o game e descobri Sonic e então nascia ali um seguista... Para mim o Super Nintendo é um console de locadora afinal eu jogava mais em locadoras e casa de amigos eu nunca tive uma grande afinidade com ele, mas hoje gosto muito do console e venho a cada dia que passa tendo ótimas surpresas com seus ótimos jogos e suas trilhas sonoras. Atualmente tenho 7 consoles sendo um de uso e outro na caixa completo com os manuais








5 comentários:

  1. dahora maano, bem estruturado e detalhado... e a escolha dos melhores jogos foi ótima... achei lindo a parte que vc chamou o snes de "mito" rsrsrsrs

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  2. agora que vi que comentei com o email de trabalho rsrsrsrsrs

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  3. Amei o teu Brogs, muito criativo o teu brogs

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  4. Muito bom... parabéns pela pesquisa!!!
    www.canal.historiadosvideogames.com

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