sábado, 7 de janeiro de 2017

Rapidinha com E.T. do Atari 2600...

Breve história do game... 




 Esse jogo de 1982 lançado pela empresa Atari é considerado por muitos entendedores do assunto como o ultimo prego no caixão da empresa sem falar de muitas vezes ser sitado como o pior jogo já feito, este game é inspirado no filme de mesmo nome do renomado diretor Steven Spielberg sendo o filme de mesmo ano o mesmo foi um grande sucesso marcando gerações (quem nunca viu esse filme né?).
  Vendo o estrondoso sucesso a Atari comprou os direitos do filme para desenvolver um jogo para seu sistema o Atari 2600 e para essa tarefa foi chamado a pedido do próprio Spielberg o programador Howard Scott Warshaw (desenvolvedor do game Raiders of the lost ark) com todo este investimento e interesse por parte dos desenvolvedores do filme e um programador de com experiencia no sistema o jogo E.T. the extra-terrestrial tinha tudo para ser um grande sucesso e agradar a todos no natal daquele ano, mas oque deu errado?





Desenvolvimento do jogo...

  O investimento da Atari para criação deste jogo desde seu inicio foi muito alto, a empresa desembolsou 20 milhões de dólares para obter os direitos mundiais da marca e apesar de nem toda a empresa ser a favor de tal investimento em um jogo tão diferente do que a empresa fazia o CEO Steve Ross deu prioridade total para o desenvolvimento do jogo, este desenvolvimento foi feito do final de julho a 1 de setembro pois a empresa tinha interesse em vender o jogo na campanha de natal da quele ano. Howard Scott aceitou a tarefa e teve como pagamento 200000 dólares e férias no Hawaii com tudo pago, porém a tarefa do programador era difícil uma vez que Howard devia fazer o jogo em 5 semanas (Howard levou 7 meses para fazer o jogo Raiders of the lost ark) levando em conta que era uma época em que os jogos eram feitos por apenas uma pessoa além do fato do console Atari 2600 ser programado em linguagem de máquina sem BIOS pré programadas para agilizar o trabalho. 
  A ideia original do jogo era fazer algo no estilo PAC-MAN, mas Howard rejeitou a ideia pois preferia tentar algo novo a partir da história do filme para tentar capturar a emoção do mesmo, algo que foi bem simplificado devido ao prazo. O design básico deste jogo foi feito por completo em apenas dois dias o game na versão final  ficou com 6.5KB, este jogo é considerado por muitos uma obra prima da PROGRAMAÇÃO. 
  




E.T. o pior jogo já feito?

  Por muitas vezes esse jogo é citado com o pior jogo já feito, ou o jogo que quase acabou com o mercado de jogos nos Estados Unidos em 83, mas esse jogo é tão ruim assim?
  A Atari tinha grandes expectativas com esse título e apesar de investir alto no desenvolvimento e compra de licenças a empresa cometeu sérios erros como não dar tempo suficiente para o jogo ser desenvolvido e fabricar cartuchos de mais em um mercado já desconfiado com a qualidade do produto, foram feitos 5 milhões de cópias do cartucho vendendo 1,5 milhões algo relativamente bom se a Atari tivesse feito um valor menor de cópias.
  Sua jogabilidade é outro ponto fraco, buracos e buracos você cai neles a cada passo que da além disso o jogo se mostra complexo de mais para sua época oque faz muitos por ai dizerem que ele é a frente do seu tempo concordo em partes com isso, ele é bem complexo para o sistema mas há outros jogos do Atari que me lembram esse como por exemplo Raiders of the lost ark que é do mesmo desenvolvedor sem falar da sua dificuldade mal planejada.
 O jogo é até interessante apesar de todas essas falhas apontadas, porém deve se levar em conta o tempo ridículo de produção e a falta de testes e correções de falhas também deve se levar em conta a sua complexidade de comandos como, radar para encontrar as partes do telefone, doces para voltar a sua energia, setas que indicam para onde vamos com o teleporte e cientistas mais agentes do FBI tentando nos atrapalhar e levar as partes do telefone tudo isso em um mapa relativamente grande para a época, não esqueçam que essas mecânicas sitadas são no Atari 2600 onde os jogos eram inteiramente intuitivos e simples com soma de pontos em sua maioria, lembrando que esse jogo é quase impossível de jogar sem ler o manual antes, alias outro ponto negativo pois ninguém lê manual...





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