domingo, 27 de novembro de 2016

Especial Colecovision

   

                                      Você o conhece?

  

  Rápida apresentação: Console de segunda geração lançado em agosto de 1982 pela empresa Coleco Industries com a proposta de ser um arcade na sua casa.


  O console que era o mais poderoso de sua geração ainda tinha uma serie de recursos bem inovadores para a época porém esses acessórios eram pouco pensados na arquitetura do console e nada versátil de utilizar, mas todos funcionais.
 


                                       Especificações Técnicas do console.


  -CPU Zilog Z80A a 3,58 MHZ
  -Processador de vídeo; Texas Instruments TMS9928A
  -Resolução de tela em 256x192
  -32 sprites 
  -16 cores 
  -Som Texas Instruments SN76489A
  -3 geradores de tons 
  -1 gerador de ruídos 
  -VRAM 16KB
  -RAM 8KB
  -Armazenamento de cartucho 8/16/24/32/32KB
 

                                      Suas semelhanças com outros sistemas.




  O Colecovsion contém os mesmo componentes de CPU e processador gráfico  do MSX e também muito parecido com o SG1000/SG3000 da SEGA. Isto tem uma explicação o Colecovision de inicio era planejado para ser um micro ou um console mais próximo disso uma vez que na época o preço de um micro computador era muito maior do que o de um console de mesa.
  Também usa os mesmos processadores de som de maquinas de arcade da sua época, já neste quesito o MSX é diferente porém possui semelhanças, este fato facilitou a conversão de muitos ótimos títulos do MSX para o Colecovision além dos SG1000 e SG3000, outra vantagem é que se podia aproveitar estas semelhanças técnicas para emulação usando o mesmo código fonte.
 





                                              Um micro na sua sala?

  

A Coleco como uma de suas propostas de venda do console além de ser o mais próximo de um arcade possível, também lançou a ideia de todo o console Colecovision ser um micro, porém tal promessa não foi atendida causando uma certa revolta nos consumidores levando a empresa a lançar o ADAM COMPUTER um micro computador pessoal com impressora integrada que era compatível com o Colecovison usando sua porta de expansão, mas novamente essa promessa não foi atendida uma vez que nem todos os micros eram compatíveis e também pelo fato de que o ADAM era um micro que dava muito problema tendo em media 80% de retorno para manutenção do aparelho com apenas um ano de uso, sem falar do maior problema que era o de "pagar" seu jogo quando o ligava e o jogo estava na máquina, o mais incrível é que o manual do ADAM recomendava que o usuário deveria por o jogo antes de ligar demonstrando que nem mesmo a empresa sabia deste defeito da maquina. 




                                            Expansão do aparelho.


  O módulo de expansão 1, este acessório adicionava a possibilidade de jogar jogos do Atari 2600 no seu Colecovision oque expandia muito a base de jogos do aparelho, esse modulo gerou uma grande desavença entre a Coleco e a Warner que era a detentora dos direitos da empresa (Atari) essa disputa judicial está disputa se encerrou com um acordo entre as duas empresas.
  O módulo 1 era conectado na saída de expansão do console rodando quase todos os jogos do Atari 2600 com perfeição com alguns pouco tendo problemas de jogabilidade.
  Esta iniciativa tornou o Colecovision um console muito mais pratico uma vez que alem de ser muito mais poderoso graficamente do que o Atari ainda rodava os seu jogos apesar de não ter nem uma ética nesta atitude.
  Foi lançado também o driver módulo de expansão que era um volante com um acelerador e vinha com um jogo chamado de "Turbo" que era um porte dos arcades que fazia um grande sucesso na época. 
  E atualmente o Super Game módulo que adiciona mais memória e mais 2 faixas de áudio ao console fazendo assim com que ele rode jogos em maior qualidade e até mesmo alguns jogos de MSX.















                                                 O Splicevision.

  Fabricado pela empresa paulista Splice nada mais é do que um clone do sistema Colecovision, impulsionados pela febre crescente dos jogos eletrônicos a empresa lançou este aparelho em dezembro de 1983 com arquitetura semelhante ao Colecovison porém com um gabinete montado as pressas, custando aproximadamente 300,000 cruzeiros, alem de seu alto preço esse aparelho não era compatível com os controles originais e nem com os dois módulos de expansão pois não eram fisicamente encaixados devido ao formato de seu gabinete portanto podendo apenas rodar os cartuchos importados.




                                          Melhores jogos deste aparelho.

 
  -Donkey Kong
   
  
  
  
  















-Zaxxon
  



  
















-Galaxian


2 comentários:

  1. meu primo tinha o colecovision, e eu tinha o intelivision....
    era os dois tristes querendo um atari kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir